UNIVERSIDADE ESTADUAL
DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
DEPARTAMENTO DE
CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS (DCHL)
DICENTE: ÉRICA SILVA
VI SEMESTRE DE
PEDAGOGIA NOTURNO
Plano de aula
Conteúdos:
Leitura , produção de
texto, gênero textual: poema “ O PATO” e a música derivada do poema.
Duração:
2 aulas.
Competências:
·
Dominar a lecto-escrita
·
Desenvolver a oralidade do aluno
Habilidades:
·
Conhecer o alfabeto e a escrita de cada
letra reconhecendo-as na formação das palavras.
·
Ler palavras;
·
Conhecer os gêneros textuais
·
Identificar as famílias silábicas da
palavra geradora.
Sequência
Didática:
I
Momento - Atividade de Rotina: (CODIFICAÇÃO) Iniciar
com a rotina: oração, roda de conversa
sobre o poema, questionar os alunos se eles conhecem-no e conversar sobre como
surgiu o poema e a música.
II
Momento - (DESCODIFICAÇÃO) Leitura do poema “o pato” de Vinícius
de Morais e cantar a música com a turma.
Após, abrir a discussão a respeito do
que o poema significa pra eles e o que o autor quis expressar no poema.
III Momento
– (ANÁLISE E SÍNTESE DA PALAVRA GERADORA) Apresentação da palavra geradora: PATO
por inteiro e em seguida as suas partes: PA-TO, mostrando as famílias
silábicas:
PA-PI-PU-PE-PO
TO-
TA- TE- TU-TI
U-O-I-E-A
Posteriormente,
solicitar a turma que forme quatro grupos e elabore palavras com as famílias silábicas
e apresentá-las oralmente para os demais.
IV Momento
– Análise do poema para extrair dele palavras que são formadas com as mesmas
famílias silábicas da palavra geradora.
V Momento-
Produzir um cartaz com as palavras que
foram encontradas e formadas no momento anterior a partir de recortes de livros
e revistas.
(
Obs: os alunos podem colar gravuras relacionadas as palavras trabalhadas , caso
encontre-as.)
VI Momento –
apresentação dos cartazes e colá-los na sala para a exposição de todos os
trabalhos.
Recursos :
·
Cópias do poema
·
Equipamento de som( mini sistem toca cd
e caixa de som)
·
4 cartolinas
·
Tesouras
·
Cola
·
Livros e revistas para recorte
Avaliação:
Analisar
a expressão oral e a escrita dos alunos.
Observar
o desenvolvimento de cada aluno.
Avaliar
a construção dos cartazes , a participação dos alunos e analisar o resultado final de cada cartaz,
as palavras, se estão de forma correta, de acordo com o que foi solicitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário