sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Sequência Didática 2




UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS (DCHL)
DICENTE: ÉRICA SILVA
VI SEMESTRE DE PEDAGOGIA NOTURNO

                                Plano de aula

Conteúdos:
Leitura , produção de texto, gênero textual: poema “ O PATO” e a música derivada do poema.
Duração: 2 aulas.
Competências:
·         Dominar a lecto-escrita
·         Desenvolver a oralidade do aluno
Habilidades:
·         Conhecer o alfabeto e a escrita de cada letra reconhecendo-as na formação das palavras.
·         Ler palavras;
·         Conhecer os gêneros textuais 
·         Identificar as famílias silábicas da palavra geradora.

Sequência Didática:
I Momento - Atividade de Rotina: (CODIFICAÇÃO) Iniciar com a rotina: oração,  roda de conversa sobre o poema, questionar os alunos se eles conhecem-no e conversar sobre como surgiu o poema e a música.
II Momento - (DESCODIFICAÇÃO) Leitura do poema “o pato” de Vinícius de Morais e  cantar a música com a turma. Após, abrir  a discussão a respeito do que o poema significa pra eles e o que o autor quis expressar  no poema.
III Momento – (ANÁLISE E SÍNTESE DA PALAVRA GERADORA) Apresentação da palavra geradora: PATO por inteiro e em seguida as suas partes: PA-TO, mostrando as famílias silábicas:
PA-PI-PU-PE-PO
TO- TA- TE- TU-TI
U-O-I-E-A
Posteriormente, solicitar a turma que forme quatro grupos e elabore palavras com as famílias silábicas e apresentá-las oralmente para os demais.
IV Momento – Análise do poema para extrair dele palavras que são formadas com as mesmas famílias silábicas da palavra geradora.
V Momento­- Produzir um cartaz com  as palavras que foram encontradas e formadas no momento anterior a partir de recortes de livros e revistas.
( Obs: os alunos podem colar gravuras relacionadas as palavras trabalhadas , caso encontre-as.)
VI Momento – apresentação dos cartazes e colá-los na sala para a exposição de todos os trabalhos.

Recursos :
·         Cópias do poema
·         Equipamento de som( mini sistem toca cd e caixa de som)
·         4 cartolinas
·         Tesouras
·         Cola
·         Livros e revistas para recorte

Avaliação:
Analisar a  expressão oral e a escrita dos alunos.
Observar  o desenvolvimento de cada aluno.
Avaliar a construção dos cartazes , a participação dos alunos  e analisar o resultado final de cada cartaz, as palavras, se estão de forma correta, de acordo com o que foi solicitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário