sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Entrevista 2



           
            UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
            DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS (DCHL)
            DOCENTE: Mª CONCEIÇÃO FERREIRA
            DISCIPLINA: METOLDOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
            DICENTE: ÉRICA SILVA
            VI SEMESTRE DE PEDAGOGIA NOTURNO

        
        Entrevista com professor alfabetizador

1-    contexto escolar

1.1-       Você trabalha numa escola pública ou particular?
Pública

1.2-Qual é o município que você trabalha como professor (a) alfabetizador (a)?
Jequié- Ba

1.3 - Quais as dificuldades e problemas enfrentados e superados pela escola na qual trabalha?

Falta de recursos didáticos adequados a cada faixa etária ou fases cognitivas e da escrita dos alunos; mais parcerias por parte dos órgãos educacionais e secretaria de educação. Preparação adequada dos professores auxiliares (quando a  escola para contar  com esses profissionais) e que estes tenham cursos de especialização ou graduação na área da pedagogia. Tenho superado essas dificuldades ou problemas  com dedicação , estudos , pesquisas, mediante os problemas encontrados. Buscas constantes e confecção ou compra de recursos didáticos  e pedagógicos que preciso para trabalhar com meus alunos.

1.4- A estrutura física da escola oferece um espaço didático pedagógico adequado para a alfabetização?
A estrutura física da escola oferece sim oportunidades para que o professor possa ousar, criar e recriar momentos lúdicos , pedagógicos e incentivos a aprendizagem por meio da construção e socialização entre professores e alunos  outros profissionais. Se faz necessário mais recursos lúdicos, mas , eu enquanto educadora, com criatividade construo jogos, pistas, brinquedos e brincadeiras com materiais diversos( sucatas e recursos próprios).
1.5- A escola possui sala para atendimento especializado? Existe um profissional responsável para esse atendimento?
 Na instituição CAIC  tem uma sala  de AAE. Esta sala é para atender a todos os alunos matriculados na escola e creche e da comunidade . mas o trabalho com essas especialistas e nesta sala precisa de uma atenção melhor por pare das pessoas e órgãos envolvidos.       
1.6 Qual é o perfil dos alunos?
As crianças que atendemos tem entre 6 e 8 anos, de famílias carentes , de classe média baixa e que em alguns casos são assistidos pelo bolsa família.
1.7 Na escola existe biblioteca? Como se dá a dinâmica de funcionamento?
Sim, mas no momento está desativada por falta de funcionários e outras questões.

2-    O TRABALHO E A VIDA DOS PROFESSORES

2.1-       Qual é a sua formação?
Pedagoga, especialista em educação especial e psicopedagogia e outras.

2.2-       Qual foi o processo seletivo que participou para atuar como professor (a)?
Concurso público.

2.3-       Quais os incentivos oferecidos pela escola para a formação continuada dos professores alfabetizadores?
                Nenhum. Eu que busco constantemente a atualização profissional ,    sou professora pesquisadora, estudo diariamente, faço cursos, entre outros.

2.4-       Há relação entre área de formação dos professores alfabetizadores com a área de atuação?
Sim, sempre.

2.5-       Qual é a relação dos professores com as decisões implementadas na escola no diz respeito às políticas de alfabetização?
Os professores tem sempre uma participação ativa, dinâmica e uma visão reflexiva e política sobre as ações sociais, educativas desenvolvidas na escola ou creche.

2.6-       Quais são as ações de planejamento da escola?
Ações a partir do projeto politico pedagógico, lúdicas e com intuito de formar cidadãos críticos conscientes sobre si mesmos e o seu papel no mundo em que estão inseridos.

2.7-       Como se organiza a dinâmica do recreio?
Os recreios são bem lúdicos , a depender das propostas dos projetos, ora as atividades lúdicas são livres, outras coordenadas e em suma são coletivas e participativas com todos os membros da escola em culminâncias dos projetos.
2.8-       Qual é a sua carga horária de trabalho?
40 horas.

2.9-       Quantos anos você possui no magistério como alfabetizador (a)?
               28 anos.

2.10-    De que forma você trabalha os conteúdos disciplinares no processo de alfabetização?
Trabalho de forma lúdica, construtiva e dinâmica, com atividades dentro e fora da sala de aula. Amo desenvolver atividades de campo, dou aula em qualquer lugar da sala, nas áreas externas, fazendo uso de vários recursos e tipologias  textuais, músicas, brincadeiras, poesias, entre outros.

2.11-    Quais são os conteúdos selecionados para o trabalho de alfabetização com os alunos?
Trabalhamos de forma interdisciplinar. Projetos pedagógicos , dando enfoque aos temas transversais, cognitivo, ciência, matemática, sociedade , meio ambiente, ludicidade, linguagem matemática, músicas, corpo e movimento, teatro, entre outros.

2.12-    Como você trabalha a questão da diferença de fases de aquisição da lecto-escrita em sala de aula?
Através das dinâmicas lúdicas e pedagógicas. Desenhos livres no chão, papel e com vários recursos: alfabeto móvel, fichas de descoberta ,escrita  do aluno, pseudoescrita e pseudoleitura dos alunos.

2.13-    Como está estabelecida a rotina (passos) da sua sala de aula?
A rotina é bem dinâmica: rodinha para a conversa informal, os combinados do dia, atividades sequenciadas e permanentes a serem desenvolvidas no cotidiano  da escola: oraçõa, músicas, conversa informal, leitura compartilhada., temas, recursos, atividade  lúdica do dia , etc.

2.14-    Quais são as dificuldades que são encontradas em sala de aula no que diz respeito à alfabetização dos alunos?
Salas superlotadas, níveis diferentes de desenvolvimento.

2.15-    Já participou de cursos de formação continuada com foco em alfabetização? Quais? Qual é a origem dos investimentos feitos para essa formação?
Dentre os 28 anos de trabalho já participei de diversos cursos: profa, IAT, especializações, graduações.  Cursos de inclusão, cursos para  professores alfabetizadores  sempre estudo nesta área, leio, pesquiso.
2.16-    Quais são os meios que utiliza para se informar sobre a sua área de atuação na escola?
Compro bastante livros, revistas, CDs, DVDs, programas de tv entre outros tomo cursos sempre que posso, assisto palestras, seminários.

2.17-    Qual é o método que você utiliza para alfabetizar?
Realizo meus trabalhos a partir da concepção construtivista e interacionistas no ato de que considero  ensinar e aprender  para ambos o envolvidos fundamental.

3.     IDENTIFICAÇÃO

3.1-       Nome (opcional)- Edilene Lago.
3.2-       Faixa etária (idade)- 46 anos.
3.3-       Gênero- feminino

             



Nenhum comentário:

Postar um comentário