UNIVERSIDADE
ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)
DEPARTAMENTO
DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS (DCHL)
DOCENTE:
Mª CONCEIÇÃO FERREIRA
DISCIPLINA:
METOLDOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
DICENTE:
ÉRICA SILVA
VI
SEMESTRE DE PEDAGOGIA NOTURNO
Entrevista com professor alfabetizador
1-
contexto escolar
1.1-
Você
trabalha numa escola pública ou particular?
Pública
1.2-Qual é o município que você trabalha como professor
(a) alfabetizador (a)?
Jequié- Ba
1.3 - Quais as
dificuldades e problemas enfrentados e superados pela escola na qual trabalha?
Falta
de recursos didáticos adequados a cada faixa etária ou fases cognitivas e da
escrita dos alunos; mais parcerias por parte dos órgãos educacionais e
secretaria de educação. Preparação adequada dos professores auxiliares (quando
a escola para contar com esses profissionais) e que estes tenham
cursos de especialização ou graduação na área da pedagogia. Tenho superado essas
dificuldades ou problemas com dedicação ,
estudos , pesquisas, mediante os problemas encontrados. Buscas constantes e
confecção ou compra de recursos didáticos
e pedagógicos que preciso para trabalhar com meus alunos.
1.4- A estrutura física da escola
oferece um espaço didático pedagógico adequado para a alfabetização?
A
estrutura física da escola oferece sim oportunidades para que o professor possa
ousar, criar e recriar momentos lúdicos , pedagógicos e incentivos a
aprendizagem por meio da construção e socialização entre professores e
alunos outros profissionais. Se faz
necessário mais recursos lúdicos, mas , eu enquanto educadora, com criatividade
construo jogos, pistas, brinquedos e brincadeiras com materiais diversos(
sucatas e recursos próprios).
1.5- A
escola possui sala para atendimento especializado? Existe um profissional
responsável para esse atendimento?
Na instituição CAIC tem uma sala
de AAE. Esta sala é para atender a todos os alunos matriculados na
escola e creche e da comunidade . mas o trabalho com essas especialistas e
nesta sala precisa de uma atenção melhor por pare das pessoas e órgãos
envolvidos.
1.6 Qual é o perfil dos alunos?
As
crianças que atendemos tem entre 6 e 8 anos, de famílias carentes , de classe
média baixa e que em alguns casos são assistidos pelo bolsa família.
1.7 Na escola existe biblioteca? Como se
dá a dinâmica de funcionamento?
Sim,
mas no momento está desativada por falta de funcionários e outras questões.
2-
O
TRABALHO E A VIDA DOS PROFESSORES
2.1-
Qual
é a sua formação?
Pedagoga,
especialista em educação especial e psicopedagogia e outras.
2.2-
Qual
foi o processo seletivo que participou para atuar como professor (a)?
Concurso público.
2.3-
Quais
os incentivos oferecidos pela escola para a formação continuada dos professores
alfabetizadores?
Nenhum. Eu que busco
constantemente a atualização profissional ,
sou professora pesquisadora, estudo diariamente, faço cursos, entre
outros.
2.4-
Há
relação entre área de formação dos professores alfabetizadores com a área de
atuação?
Sim, sempre.
2.5-
Qual
é a relação dos professores com as decisões implementadas na escola no diz
respeito às políticas de alfabetização?
Os professores tem sempre uma participação ativa,
dinâmica e uma visão reflexiva e política sobre as ações sociais, educativas
desenvolvidas na escola ou creche.
2.6-
Quais
são as ações de planejamento da escola?
Ações a partir do projeto politico pedagógico, lúdicas e
com intuito de formar cidadãos críticos conscientes sobre si mesmos e o seu
papel no mundo em que estão inseridos.
2.7-
Como
se organiza a dinâmica do recreio?
Os recreios são bem lúdicos , a depender das propostas
dos projetos, ora as atividades lúdicas são livres, outras coordenadas e em
suma são coletivas e participativas com todos os membros da escola em
culminâncias dos projetos.
2.8-
Qual
é a sua carga horária de trabalho?
40 horas.
2.9-
Quantos
anos você possui no magistério como alfabetizador (a)?
28 anos.
2.10-
De
que forma você trabalha os conteúdos disciplinares no processo de
alfabetização?
Trabalho de forma lúdica, construtiva e dinâmica, com
atividades dentro e fora da sala de aula. Amo desenvolver atividades de campo,
dou aula em qualquer lugar da sala, nas áreas externas, fazendo uso de vários
recursos e tipologias textuais, músicas,
brincadeiras, poesias, entre outros.
2.11-
Quais
são os conteúdos selecionados para o trabalho de alfabetização com os alunos?
Trabalhamos de forma interdisciplinar. Projetos
pedagógicos , dando enfoque aos temas transversais, cognitivo, ciência,
matemática, sociedade , meio ambiente, ludicidade, linguagem matemática,
músicas, corpo e movimento, teatro, entre outros.
2.12-
Como
você trabalha a questão da diferença de fases de aquisição da lecto-escrita em
sala de aula?
Através das dinâmicas lúdicas e pedagógicas. Desenhos
livres no chão, papel e com vários recursos: alfabeto móvel, fichas de
descoberta ,escrita do aluno,
pseudoescrita e pseudoleitura dos alunos.
2.13-
Como
está estabelecida a rotina (passos) da sua sala de aula?
A rotina é bem dinâmica: rodinha para a conversa
informal, os combinados do dia, atividades sequenciadas e permanentes a serem
desenvolvidas no cotidiano da escola:
oraçõa, músicas, conversa informal, leitura compartilhada., temas, recursos,
atividade lúdica do dia , etc.
2.14-
Quais
são as dificuldades que são encontradas em sala de aula no que diz respeito à
alfabetização dos alunos?
Salas superlotadas, níveis diferentes de desenvolvimento.
2.15-
Já
participou de cursos de formação continuada com foco em alfabetização? Quais?
Qual é a origem dos investimentos feitos para essa formação?
Dentre os 28 anos de trabalho já participei de diversos
cursos: profa, IAT, especializações, graduações. Cursos de inclusão, cursos para professores alfabetizadores sempre estudo nesta área, leio, pesquiso.
2.16-
Quais
são os meios que utiliza para se informar sobre a sua área de atuação na
escola?
Compro bastante livros, revistas, CDs, DVDs, programas de
tv entre outros tomo cursos sempre que posso, assisto palestras, seminários.
2.17-
Qual
é o método que você utiliza para alfabetizar?
Realizo meus trabalhos a partir da concepção
construtivista e interacionistas no ato de que considero ensinar e aprender para ambos o envolvidos fundamental.
3.
IDENTIFICAÇÃO
3.1-
Nome
(opcional)- Edilene Lago.
3.2-
Faixa
etária (idade)- 46 anos.
3.3-
Gênero-
feminino
Nenhum comentário:
Postar um comentário