sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Entrevista 1





UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
PROFESSORA: MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES FERREIRA
DICENTES: NAIANE MACHADO E VERÔNICA NASCIMENTO


ENTREVISTA COM O PROFESSOR (A) ALFABETIZADOR (A)


                                                                                                                                                                   
1.                     1. CONTEXTO DA ESCOLA

1.1  Você trabalha numa escola pública ou particular?
R: Pública
1.2  Qual é o município que você trabalha como professor (a) alfabetizador (a)?
R: Jequié, Bahia
1.3  Quais as dificuldades e problemas enfrentados e superados pela escola na qual trabalha?
R: Salas super lotadas, falta de área de lazer, falta de cuidadores para crianças especiais, etc.
1.4  A estrutura física da escola oferece um espaço didático pedagógico adequado para a alfabetização?
R: Não
1.5  A escola possui sala para atendimento especializado? Existe um profissional responsável para esse atendimento?
           R: Não
1.6  Qual é o perfil dos alunos?
R: Crianças de 4 e 5 anos, na sua maioria de classe baixa
1.7  Na escola existe biblioteca? Como se dá a dinâmica de funcionamento?
R: Não

              2.    O TRABALHO E A VIDA DOS PROFESSORES

2.1  Qual é a sua formação?
R: Letras, com especialização em Educação Infantil
2.2  Qual foi o processo seletivo que participou para atuar como professor (a)?
R: Concurso público
2.3  Quais os incentivos oferecidos pela escola para a formação continuada dos professores alfabetizadores?
R: Nenhum
2.4  Há relação entre área de formação dos professores alfabetizadores com a área de atuação?
R: Se não há, deveria
2.5  Qual é a relação dos professores com as decisões implementadas na escola no diz respeito às políticas de alfabetização?
R: Participantes ativos
2.6  Quais são as ações de planejamento da escola?
R: AC semanal com coordenação
2.7  Como se organiza a dinâmica do recreio?
R: As vezes se dá de maneira livre e as vezes dirigido
2.8  Qual é a sua carga horária de trabalho?
R: 40 horas
2.9  Quantos anos você possui no magistério como alfabetizador (a)?
R: 20 anos
2.10     De que forma você trabalha os conteúdos disciplinares no processo de alfabetização?
R: De forma mais concreta e realista possível, valorizando sempre que possível a ludicidade
2.11     Quais são os conteúdos selecionados para o trabalho de alfabetização com os alunos?
R: Todos que possam auxiliar as crianças neste processo
2.12     Como você trabalha a questão da diferença de fases de aquisição da lecto-escrita em sala de aula?
R: Criando situações desafiadoras para cada fase, no intuito de fazê-las avançar; mesclando os alunos de fases diferentes para que uns aprendam com os outros
2.13     Como está estabelecida a rotina (passos) da sua sala de aula?
R: Rodinha, leitura, conteúdo, atividade, recreio, revisão e atividade complementar.
2.14     Quais são as dificuldades que são encontradas em sala de aula no que diz respeito à alfabetização dos alunos?
R: A quantidade de alunos, para um acompanhamento significativo
2.15     Já participou de cursos de formação continuada com foco em alfabetização? Quais? Qual é a origem dos investimentos feitos para essa formação?
R: Já, PROFA. Acredito que federal
2.16     Quais são os meios que utiliza para se informar sobre a sua área de atuação na escola?
R: Revistas, sites de educação, etc.
2.17     Qual é o método que você utiliza para alfabetizar?
R: O método fônico.

           3.    IDENTIFICAÇÃO

3.1  Nome (opcional): Adriana Rezende Cruz
3.2  Faixa etária (idade): 43 anos
3.3  Gênero:Feminino.

             



Nenhum comentário:

Postar um comentário