UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE
DA BAHIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA
ALFABETIZAÇÃO
PROFESSORA: MARIA DA CONCEIÇÃO
ALVES FERREIRA
DICENTES: NAIANE MACHADO E
VERÔNICA NASCIMENTO
ENTREVISTA
COM O PROFESSOR (A) ALFABETIZADOR (A)
1.
1. CONTEXTO
DA ESCOLA
1.1 Você
trabalha numa escola pública ou particular?
R: Pública
1.2 Qual
é o município que você trabalha como professor (a) alfabetizador (a)?
R: Jequié, Bahia
1.3 Quais
as dificuldades e problemas enfrentados e superados pela escola na qual
trabalha?
R: Salas super lotadas,
falta de área de lazer, falta de cuidadores para crianças especiais, etc.
1.4 A
estrutura física da escola oferece um espaço didático pedagógico adequado para
a alfabetização?
R: Não
1.5 A
escola possui sala para atendimento especializado? Existe um profissional
responsável para esse atendimento?
R: Não
1.6 Qual
é o perfil dos alunos?
R: Crianças de 4 e 5
anos, na sua maioria de classe baixa
1.7 Na
escola existe biblioteca? Como se dá a dinâmica de funcionamento?
R: Não
2.
O
TRABALHO E A VIDA DOS PROFESSORES
2.1 Qual
é a sua formação?
R: Letras, com
especialização em Educação Infantil
2.2 Qual
foi o processo seletivo que participou para atuar como professor (a)?
R: Concurso público
2.3 Quais
os incentivos oferecidos pela escola para a formação continuada dos professores
alfabetizadores?
R: Nenhum
2.4 Há
relação entre área de formação dos professores alfabetizadores com a área de
atuação?
R: Se não há, deveria
2.5 Qual
é a relação dos professores com as decisões implementadas na escola no diz
respeito às políticas de alfabetização?
R: Participantes ativos
2.6 Quais
são as ações de planejamento da escola?
R: AC semanal com
coordenação
2.7 Como
se organiza a dinâmica do recreio?
R: As vezes se dá de
maneira livre e as vezes dirigido
2.8 Qual
é a sua carga horária de trabalho?
R: 40 horas
2.9 Quantos
anos você possui no magistério como alfabetizador (a)?
R: 20 anos
2.10 De
que forma você trabalha os conteúdos disciplinares no processo de alfabetização?
R: De forma mais
concreta e realista possível, valorizando sempre que possível a ludicidade
2.11 Quais
são os conteúdos selecionados para o trabalho de alfabetização com os alunos?
R: Todos que possam
auxiliar as crianças neste processo
2.12 Como
você trabalha a questão da diferença de fases de aquisição da lecto-escrita em
sala de aula?
R: Criando situações
desafiadoras para cada fase, no intuito de fazê-las avançar; mesclando os
alunos de fases diferentes para que uns aprendam com os outros
2.13 Como
está estabelecida a rotina (passos) da sua sala de aula?
R: Rodinha, leitura, conteúdo,
atividade, recreio, revisão e atividade complementar.
2.14 Quais
são as dificuldades que são encontradas em sala de aula no que diz respeito à
alfabetização dos alunos?
R: A quantidade de
alunos, para um acompanhamento significativo
2.15 Já
participou de cursos de formação continuada com foco em alfabetização? Quais?
Qual é a origem dos investimentos feitos para essa formação?
R: Já, PROFA. Acredito
que federal
2.16 Quais
são os meios que utiliza para se informar sobre a sua área de atuação na
escola?
R: Revistas, sites de
educação, etc.
2.17 Qual
é o método que você utiliza para alfabetizar?
R: O método fônico.
3. IDENTIFICAÇÃO
3.1 Nome
(opcional): Adriana Rezende Cruz
3.2 Faixa
etária (idade): 43 anos
3.3 Gênero:Feminino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário