sexta-feira, 25 de setembro de 2015

PLANO DE AULA - SEQUÊNCIA COM UM JOGO (BINGO)



UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
DISCENTES: ÉRICA, LUCIANE E NAIANE
 
PLANO DE AULA

Competências:

  • Dominar a leitura e a escrita;
  • Relacionar grafema e fonema;
  •  Ampliar a competência comunicativa do aluno.

Habilidades:
  •       Valorizar as brincadeiras como meio de aprendizagem;
  •       Desenvolver raciocínio lógico;
  •        Desenvolver a criatividade;
  •       Compreender a família silábica da palavra geradora: BRINCADEIRA;
  •       Relacionar grafema e fonema;
  •       Escrever corretamente palavras;
  •        Separar as sílabas.

Conteúdos:
Grafema e fonema, alfabeto e separação de sílabas, leitura.

Sequência Didática:
Primeiro momento: (CODIFICAÇÃO) Iniciar com a rotina: oração, leitura compartilhada, os alunos ficarão sentados em círculo, onde o professor contará a história “Maré Amarelinha” questionando-os sobre a história contada.
Em seguida, os alunos serão questionados:
  •          Onde vocês brincam?
  •         Quais as brincadeiras que mais gostam?
  •         Com quem vocês brincam?
  •          Do que vocês mais brincam?

Segundo momento: (DESCODIFICAÇÃO) Apresentar o texto: “LER, GOSTOSA BRINCADEIRA” em um cartaz, lendo com o acompanhamento dos alunos:

LER,GOSTOSA BRINCADEIRA

HOJE EM DIA, AS CRIANÇAS VEEM MUITA TELEVISÃO, JOGAM NOS BRINQUEDOS ELETRÔNICOS, BRINCAM COM CARTINHAS E FIGURINHAS, E, QUANDO CHEGAM À SALA DE AULA, QUASE SEMPRE SE SENTEM DESLOCADAS NAQUELE AMBIENTE.
UMA ALTERNATIVA QUE POSSIBILITA A APROXIMAÇÃO DA VIDA À SALA DE AULA E O “CANTINHO DA LEITURA”, COM SEUS LIVROS EXPOSTOS PARA SEREM FOLHEADOS, LIDOS, LEVADOS PARA CASA, E QUE, MUITAS VEZES, MOSTRA QUE LER TAMBÉM PODE SER UMA GOSTOSABRINCADEIRA.


Em seguida, dialogar com eles sobre o texto trabalhado:

  •    Vocês gostam de ler ou fazem como as crianças do texto, que só jogam o tempo todo?

  •    Vocês acham que ler ajuda? Em que ela ajuda?

  •     Vocês gostam de histórias infantis?

  •   A mãe ou o pai leem para vocês em casa?

  •       O que significa “brincadeira sadia e brincadeira de mau gosto”?

  •       Vocês respeitam os colegas durante as brincadeiras?

  •       Será que todas as crianças podem brincar? E aquelas que trabalham desde pequenas?


Terceiro momento: (ANÁLISE E SÍNTESE DA PALAVRA GERADORA)
Apresentação da palavra geradora: BRINCADEIRA será apresentada a palavra como um todo: BRINCADEIRA, indagando-os:

  •      Qual a letra inicial?

  •       Qual a letra final?

  •       Quantas letras tem a palavra?

  •       Quais as vogais da palavra?

  •       Quais as consoantes?

E logo em seguida as suas partes: BRIN-CA-DEI-RA, mostrando as famílias silábicas:

       BRA- BRI- BRE- BRU- BRO- BRÃO
       AN- IN- EN- UN- ON
       CA- QUI- QUE- CU- CO- CÃO
       DA- DI- DE- DU- DO- DÃO
       RA- RI- RE- RU- RO- RÃO
      A- I- E- U- O- ÃO

Em seguida, será solicitado aos alunos a identificarem no texto (Ler, Gostosa brincadeira) palavras que comecem com a letra B, A, L, C e S, circulando-as. Depois, serão entregue aos alunos fichas com as famílias silábicas da palavra geradora, onde eles formarão novas palavras que serão escritas no quadro pelo professor, questionando-os:

  •       Que palavra é essa?

  •    Essa palavra existe?

  •      Ela faz sentido?

 Por fim, confeccionaremos um mural onde as palavras serão expostas.

Quarto momento: Aplicação das atividades impressas, observando os níveis de cada aluno. Intervindo quando solicitado.
SEGUNDO DIA
Quinto momento: Atividade de rotina, em seguida, retomar a discussão sobre a questão da brincadeira, inserido o brinquedo. Indagando-os:

  •     Vocês têm muitos brinquedos?

  •     Quais vocês mais gostam? 

  •    Vocês já viram algum brinquedo feito com material reciclado?

Sexto momento: Análise e síntese da palavra geradora, mostrando novamente a família silábica da palavra. Logo em seguida, faremos um bingo silábico, o professor deverá sortear a sílaba e em seguida falar lentamente  todas as palavras que esta sílaba poderá completar de acordo com o mapa de sílabas. Nessa versão só serão aceitas as palavras que estiverem no mapa.  Sem ajuda do Mapa de sílabas na formação das palavras: O professor sorteará a sílaba e deixará que as crianças formem as palavras livremente sem ajuda do mapa de sílabas. Nesta versão, as crianças poderão criar palavras sem sentido e cabe ao professor intervir nesses casos. 
Logo após, será proposto aos alunos a construção de alguns brinquedos a partir de material reciclado.


Recursos:
·         Piloto;
·         Quadro negro;
·         Lápis de cor;
·         Papel madeira;
·         Tampinhas de garrafa pet;
·         Cola;
·         Caixinhas de papelão;
·         Rolo de papel filme ou alumínio;
·         Cartolina;
·         Tesoura;
·         Fita adesiva;
·         Papelão;
·         Garrafa pet;
·         Tinta.

Avaliação:
Análise das atividades impressas;
Observação da expressão oral dos alunos;
Análise do desenvolvimento de cada aluno.


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